terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Análise Pelicográfica #5 [Parte 1] - "E La Nave Va" (1983)

Título traduzido: E La Nave Va
Direção: Federico Fellini
Gênero: Comédia, Drama, Musical, Surrealismo
Origem: Itália
Diálogo: Italiano
Duração: 2 horas e 12 minutos segundo a Wikipédia
Cor: Sépia/Colorido
Formato: RMVB
Link: O de sempre, galeras.

Antes de qualquer coisa, quero deixar aqui registrado que, na minha chula opinião, nenhuma análise poderá transmitir toda a magia que contém esse filme. É realmente inebriante, chega a ser sofrível o tamanho deslumbramento que nos acarreta. Eu espero nunca conhecer alguém que não goste desse filme, ou de Fellini, pois este será, com toda certeza, alvo da minha mais vil intolerância.

Pois bem, vamos lá. Negritos são link! ;}
O filme começa mudo e sépia. -q. Pois é, Fellini é um brincalhão, mas na verdade ele nos transmite uma característica mais verossímil da época que retrata: o cinema, em 1914, não tinha cores, darling. E ali começará nossa viagem por um dos aspectos históricos do filme. Vemos o comportamento de uma parcela da sociedade, além da indumentária, da urbanização (ainda que de uma pequena área) e até mesmo alguns meios de transporte.
A todo momento me pergunto qual o significado dos meios de transporte na obra. O título do filme, segundo a caríssima tia do translate.google (pequeno parênteses: vocês viram onde tá o googleokê? no tumblr! ahaha legal, né? serviços diferentes, não há motivos para aquele abismo que nós vemos aqui no Brasil, tipo "empresa X não fala de Y porque senão dá processo". tempos modernos.), é "e as velas do navio, em", mas eu acho que tá mais pra "E o Navio Parte". 
O nome do navio que vemos nessa introdução é "Gloria N.", e é ao menos simbólico, pois ele leva as cinzas da "maior cantora lírica do século", Edmea Tetua, para serem lançadas ao mar. As cinzas da maior cantora lírica sendo veladas por um navio chamado Gloria.
E isso tudo em tempo de quê? 'Cês lembram, caríssimos leitores, do que começa em 1914? A VIDA DE DORIVAL CAYMMI, É CLARO! Primeira Guerra Mundial? Ah, também né. É mais importante pro filme, mas, whatever, DORIVAL CAYMMI VIVEU 94 FUCKIN' ANOS, PORRA! Odara, tinha que ser baiano! : D
Mas então, voltando ao filme, quem são as estrelinhas da 1ª Grande Guerra mesmo? Egito, Líbia, Iêmen? Ai, gente, isso é história moderna! Como diria o Menino do Stº Orifício, questões 2 e/ou 3 de algum vestibular por aí. São, oras, Itália, Alemanha, Inglaterra, França, Império Áustrio-Húngaro, entre outros.


Pois bem, aqui termina a primeira parte da análise porque eu tô com muito sono pra continuar. Besitos muchac@s!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ativas.