segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

A vida.

A vida é dádiva e perdição. A vida é um caminho de mão única, impreterível e inexorável. A vida requer muito mais de nós por nós não requerermos nada dela. Estudo, trabalho? São só condições. Nesta função, da vida, as variáveis são mestras. Não há choro que dilua a essência do destino e do acaso, nem energia que possa ser catalisada na reação-tempo. Pode-se tentar fugir da vida, mas a vida nunca sairá de você.

Há quem dê a vida a Deus, nos sentido de origem e gerência, mas Deus e sua não-existência são muito menores que a "tangenciabilidade" da vida. Por isso eu amo aqueles que vivem comigo, e, ainda mais importante, me fazem viver. São meus deuses. Hão de dizer: "com 17, 18 anos, tudo é muito", mas não! Esses que dizem, pobres coitados, não perceberam que em suas décadas tudo diminuiu. Uma morte, um filho, foram variáveis que, pelo tamanho que lhes foi dado, diminuiram todo o restante.

Hão de dizer que eu leio a vida com uma lupa. Ou que tenho hipermetropia, mas, tolinhos, não percebem que se abraçam a tudo aquilo que é fugaz. Pode ter incoerência neste, mas não ligo. Afinal de contas, qual vida é coerente?

Se a vida fosse coerente, seríamos fórmulas, e não pessoas.

2 comentários:

  1. O problema é a "mania" de criar fórmulas para tudo hoje em dia, não? Faço Psicologia e percebo que para que algo tenha status de ciência, é preciso renegar sua essência e partir para as técnicas, como se o comportamento pudesse ser moldado a partir destes métodos. E eu me pergunto: moldar o comportamento baseando-se em que padrão de normalidade? Mas que raios de padrão é esse? oO'

    (nossa, que revolta, rs).

    E obrigada. Dei uma escorregada no blog, hehehe.

    ResponderExcluir
  2. Concordo em absoluto com você, Paula! :}
    Mas acho que essa visão (que reduz o conhecimento que é baseado em abstração) é nada mais que sinal de... [eufemismo off]burrice[/eufemismo off]. Sim, burrice! Pra você leitor que adora uma exatas e diz que humanas vale menos.

    Porque, afinal de contas, aquilo que é abstrato não tem "mecanismos" para sua compreensão. Toda fórmula matemática é dedutível, já me diziam os professores dessa no cursinho, mas as teorias matemáticas abstratas, essas sim, eram uó.

    "Escorregada" não, né? caiu de bunda! ahahaha
    tô lá, esperando um post novo... eu cobro mesmo! :}

    ResponderExcluir

ativas.