domingo, 12 de dezembro de 2010

Análise Pelicográfica #1 - "Tiresia" (2003)

DIRETOR: Bertrand Bonello
GÊNERO: DRAMA
ORIGEM
: FRANÇA/CANADÁ
DIÁLOGO
: INGLÊS/PORTUGUÊS
LEGENDA
: PT-BR
DURAÇÃO: 115 MIN
COR: COLORIDO
FORMATO: AVI
Link para download: Cinema Cultura


O filme conta a história de uma travesti brasileira imigrante ilegal na França (?) que, após ser raptada e cegada, desenvolve poderes mediúnicos. Spoilers começam aqui: O filme começa com uma divagação filosófica acerca a essência das coisas. Um dos protagonistas, o padre, nos explana o que virá a ser o porquê das suas ações. Congruentemente, raptará uma travesti, que, segundo a sua posição filosófica, é mais "verdadeira" do que uma mulher. É mais perfeita quanto cópia que àquela que copia, afinal, se a cópia perfeita é a intenção, então todos os traços de definição serão acentuados e fomentados. Mas ainda fiquei em dúvida quanto algo: a verdadeira intenção do padre, que a final de contas, me pareceu tão somente um t-lover. Talvez essa seja a primeira referência que o filme faz ao catolicismo: o padre não busca prazer, mas sim busca uma mulher em essência, e não em aparência. Como eu creio que vemos na filosofia cristã, as aparências são levianas, e só aquilo que está além dessas é verdadeiro.Após um período indeterminado de cárcere (mas suficiente para que os hormônios cessassem), o padre, segundo o próprio Cinema Cultura, tem uma explosão de ira e cega a pobre travesti com um tesoura, depois a abandonando perto da sua... paróquia (?). Após ser acolhida por uma garota incógnita, Tiresia (a travesti protagonista) é tratada e, então, passa a desenvolver o dom mediúnico. Logo voltamos à questão inicial do filme: o quão verdadeiras são as nossas experiências? O material é a verdade? Isso me fez lembrar daquelas teorias do conhecimento, o racionalismo e o empirismo. Pelo que entendi, há uma negação do empirismo: o conhecimento de Tiresia vem por meio não das experiências, mas sim do intelecto, ou, no caso, de iluminações. O filme não afirma a origem de tais "iluminações", o que o distancia de qualquer "mockumentário" da vida (nada a ver, eu sei.). Também percebi algo próximo de um questionamento da igreja: até onde os padres, e principalmente seu fazer teológico têm validade quanto postura e acolhimento de fé? Não só o padre protagonista mostra a mutabilidade da fé, como também os próprios crentes o fazem, acolhendo as "profecias" de Tiresia.e terminam aqui.

Enfim, o que eu captei porcamente do filme. Para mais análises pelicográficas, dêem uma passadinha lá na Lola (que, pelo menos lá a qualidade das análises eu garanto! ahahaha)

3 comentários:

ativas.